Porto de Santos recupera a liderança entre os portos da América Latina.

LM&RS - Blog - Porto de Santos recupera a liderança entre os portos da América Latina

O Porto de Santos recuperou a liderança na movimentação de contêineres na América Latina, ultrapassando o complexo marítimo de Balboa, no Panamá, que ocupava o primeiro lugar desde 2010. O crescimento de Santos aparece no ranking One Hundred Ports, o levantamento analisa os 100 maiores portos em movimentação de contêiner no mundo no ano passado.

O ranking mostra Santos como o único porto do Brasil entre os 100 maiores. Itajaí (SC), o segundo maior do País em operação de contêineres, ficou em 109º lugar, O complexo catarinense movimentou 1,1 milhão de TEU no ano passado, com uma alta de 8,9%. O aumento de 8,6% em sua movimentação de contêineres e, paralelamente, a queda de 5,8% nas operações do complexo panamenho de Balboa levaram Santos de volta ao topo do ranking dos maiores portos conteineiros da América Latina.

Para Angelino Caputo, diretor-presidente da Codesp, o crescimento do cais santista no ranking “reforça a já consolidada importância do complexo portuário”. Ele explicou que a crescente produtividade dos terminais locais também ocorre devido a investimentos em equipamentos, softwares e ao aprofundamento do canal de navegação do Porto, que permite a operação de navios de até 335 metros.

Os complexos chineses ainda aparecem em 3º, 4º, 6º, 7º, 8º e 10º colocações. São eles, respectivamente, Shenzhen, Hong Kong, Ningbo, Qingdao, Guangzhou e Tianjin. Em 5o lugar, está Busan (Coreia do Sul) e, em 9º, Jebel Ali (em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos). O porto europeu melhor colocado é Roterdã (Países Baixos), que ficou na 11º posição.



Deixe uma resposta

Wahstapp